Avaliação

 

Avaliação do Trabalho Individual “Mundial da Diversidade”

Domínios

Critérios

Níveis de Desempenho

Muito Bom

Bom

Satisfaz

Não Satisfaz

Fraco

Localizar e compreender lugares e as regiões

(20)

Recolha de informação

(6)

O aluno recolhe a informação adequada e de fontes diversas, credíveis e fidedignas de forma autónoma

O aluno recolhe a informação adequada.

O aluno recolhe informação nem sempre adequada ou com auxílio do professor.

O aluno recolhe informação nada adequada.

Não cumpriu qualquer objetivo estipulado.

Completude

(6)

Apresenta todos os elementos solicitados, respeitando as orientações fornecidas

Apresenta todos os tópicos solicitados

Apresenta algum/alguns dos tópicos solicitados

Apresenta um número insuficiente de tópicos solicitados.

Não cumpriu qualquer objetivo estipulado.

Sistematização/ Síntese

(4)

Apresenta, de forma bastante clara, a síntese das ideias mais importantes.

Apresenta a síntese das ideias mais importantes, com imprecisões pontuais.

Apresenta a síntese de algumas das ideias mais importantes, com imprecisões.

Apresenta a síntese parcial de algumas das ideias, com imprecisões.

Não revela capacidade de síntese.

Cooperação

(4)

Partilha voluntariamente e com tolerância os saberes/ informações colocando-os à disposição do grupo/ aula.

Colabora ativamente com os parceiros e aceita as decisões com cordialidade e respeito.

Partilha com tolerância os saberes/ informações colocando-os à disposição do grupo/ aula.

Colabora com os parceiros e aceita as decisões com cordialidade e respeito.

Partilha os saberes/ informações quando solicitado. Colabora com os parceiros somente quando solicitado.

Raramente partilha os saberes/ informações com os seus parceiros. Evidencia dificuldades em aceitar as decisões dos parceiros.

Não cumpriu qualquer objetivo estipulado.

Comunicar e participar

(20)

Criatividade

(5)

Aplica os saberes adquiridos em situações inovadoras e/ou na resolução de problemas.

Aplica os saberes adquiridos, revelando algumas capacidades de inovação e/ou resolução de problemas.

Evidencia algumas falhas na aplicação dos saberes adquiridos, recorrendo pontualmente a estratégias inovadoras.

Não aplica os saberes adquiridos e não recorre a estratégias inovadoras na resolução de problemas.

Não cumpriu qualquer objetivo estipulado.

Gestão do tempo

(5)

Adequa, autonomamente, os conteúdos a apresentar ao tempo disponível.

Adequa os conteúdos a apresentar ao tempo disponível, com pontual intervenção do professor.

Demonstra dificuldades na adequação dos conteúdos a apresentar ao tempo disponível.

Adequação insuficiente dos conteúdos a apresentar ao tempo disponível.

---

Postura (oral)

(5)

Saúda os colegas e o professor de forma expressiva e empática.

Cativa a audiência pelo seu entusiasmo.

Evidencia autonomia e confiança na sua comunicação.

Saúda os colegas e o professor.

Cativa a audiência.

Evidencia autonomia e confiança na sua comunicação recorrendo pontualmente a suportes diversos.

Saúda os colegas e o professor.

Recorre frequentemente a suportes diversos para apoiar a sua comunicação.

Revela grande dependência dos diversos suportes de apoio à sua comunicação

Não cumpriu qualquer objetivo estipulado.

Organização e estrutura do discurso (oral)

(5)

A apresentação segue uma sequência lógica.

Recorre a elementos gráficos e estabelece conexões.

A apresentação segue uma sequência lógica.

Recorre a elementos gráficos e estabelece conexões, com algumas imprecisões.

A apresentação nem sempre evidencia uma sequência lógica.

Recorre a elementos gráficos e estabelece conexões, com falhas.

A apresentação não segue uma sequência lógica.

Não recorre a elementos gráficos e não estabelece conexões, com falhas.

Não cumpriu qualquer objetivo estipulado.