Avaliação
|
Avaliação do Trabalho Individual “Mundial da Diversidade” |
||||||
|
Domínios |
Critérios |
Níveis de Desempenho |
||||
|
Muito Bom |
Bom |
Satisfaz |
Não Satisfaz |
Fraco |
||
|
Localizar e compreender lugares e as regiões (20) |
Recolha de informação (6) |
O aluno recolhe a informação adequada e de fontes diversas, credíveis e fidedignas de forma autónoma |
O aluno recolhe a informação adequada. |
O aluno recolhe informação nem sempre adequada ou com auxílio do professor. |
O aluno recolhe informação nada adequada. |
Não cumpriu qualquer objetivo estipulado. |
|
Completude (6) |
Apresenta todos os elementos solicitados, respeitando as orientações fornecidas |
Apresenta todos os tópicos solicitados |
Apresenta algum/alguns dos tópicos solicitados |
Apresenta um número insuficiente de tópicos solicitados. |
Não cumpriu qualquer objetivo estipulado. |
|
|
Sistematização/ Síntese (4) |
Apresenta, de forma bastante clara, a síntese das ideias mais importantes. |
Apresenta a síntese das ideias mais importantes, com imprecisões pontuais. |
Apresenta a síntese de algumas das ideias mais importantes, com imprecisões. |
Apresenta a síntese parcial de algumas das ideias, com imprecisões. |
Não revela capacidade de síntese. |
|
|
Cooperação (4) |
Partilha voluntariamente e com tolerância os saberes/ informações colocando-os à disposição do grupo/ aula. Colabora ativamente com os parceiros e aceita as decisões com cordialidade e respeito. |
Partilha com tolerância os saberes/ informações colocando-os à disposição do grupo/ aula. Colabora com os parceiros e aceita as decisões com cordialidade e respeito. |
Partilha os saberes/ informações quando solicitado. Colabora com os parceiros somente quando solicitado. |
Raramente partilha os saberes/ informações com os seus parceiros. Evidencia dificuldades em aceitar as decisões dos parceiros. |
Não cumpriu qualquer objetivo estipulado. |
|
|
Comunicar e participar (20) |
Criatividade (5) |
Aplica os saberes adquiridos em situações inovadoras e/ou na resolução de problemas. |
Aplica os saberes adquiridos, revelando algumas capacidades de inovação e/ou resolução de problemas. |
Evidencia algumas falhas na aplicação dos saberes adquiridos, recorrendo pontualmente a estratégias inovadoras. |
Não aplica os saberes adquiridos e não recorre a estratégias inovadoras na resolução de problemas. |
Não cumpriu qualquer objetivo estipulado. |
|
Gestão do tempo (5) |
Adequa, autonomamente, os conteúdos a apresentar ao tempo disponível. |
Adequa os conteúdos a apresentar ao tempo disponível, com pontual intervenção do professor. |
Demonstra dificuldades na adequação dos conteúdos a apresentar ao tempo disponível. |
Adequação insuficiente dos conteúdos a apresentar ao tempo disponível. |
--- |
|
|
Postura (oral) (5) |
Saúda os colegas e o professor de forma expressiva e empática. Cativa a audiência pelo seu entusiasmo. Evidencia autonomia e confiança na sua comunicação. |
Saúda os colegas e o professor. Cativa a audiência. Evidencia autonomia e confiança na sua comunicação recorrendo pontualmente a suportes diversos. |
Saúda os colegas e o professor. Recorre frequentemente a suportes diversos para apoiar a sua comunicação. |
Revela grande dependência dos diversos suportes de apoio à sua comunicação |
Não cumpriu qualquer objetivo estipulado. |
|
|
Organização e estrutura do discurso (oral) (5) |
A apresentação segue uma sequência lógica. Recorre a elementos gráficos e estabelece conexões. |
A apresentação segue uma sequência lógica. Recorre a elementos gráficos e estabelece conexões, com algumas imprecisões. |
A apresentação nem sempre evidencia uma sequência lógica. Recorre a elementos gráficos e estabelece conexões, com falhas. |
A apresentação não segue uma sequência lógica. Não recorre a elementos gráficos e não estabelece conexões, com falhas. |
Não cumpriu qualquer objetivo estipulado. |
|